NOTÍCIA

Como reconhecer e identificar uma cadeira ergonômica?

A ergonomia é, em termos simples, uma adaptação do ambiente de trabalho ao colaborador. Isso significa que os usuários devem ter suas necessidades adequadas ao espaço e às ferramentas de trabalho — e não o contrário. Sendo assim, fazem parte dessa regra a cadeira ergonômica, assim como as mesas e demais objetos.

Nesse contexto, a cadeira ergonômica é muito mais que uma simples mobília. É por meio dela que podemos passar um tempo sentados de forma confortável durante o expediente. O equipamento também contribui para a promoção de um melhor posicionamento, já que impede os usuários de permanecer em uma postura inadequada.

Justamente para garantir isso é que existem normas que regulam a fabricação de cadeiras ergonômicas. Portanto, se quer saber os benefícios que a ergonomia de uma cadeira de escritório pode oferecer, antes disso você deve atentar-se para suas funcionalidades. Então, se quer saber mais, basta continuar sua leitura!

Quais as características de uma cadeira ergonômica?

De modo geral, as cadeiras apresentam diversos tipos de regulagens e, consequentemente, dispõe de inúmeras funcionalidades. Assim, uma cadeira ergonômica deve apresentar:

Regulagens e curvaturas

Via de regra, as regulagens devem estar dispostas de forma acessível, para que seja mais fácil o seu acesso, uma vez que, do contrário, o produto se tornaria muito mais limitado. Além disso, a cadeira deve conter formas e contornos que se ajustam às curvas do corpo, já que conceitualmente, a ergonomia associa-se obrigatoriamente à adaptação do trabalho ao colaborador, não o contrário.

Qualidade do produto

A qualidade das cadeiras é um fator muito importante quando pensamos em ergonomia. Especialmente no trabalho, estima-se que as pessoas passam cerca de 80% do dia sentados. Isso, somado a uma postura inadequada por longos períodos, pode gerar impactos bastante negativos sobre a saúde postural.

Logo, atentar-se para o quesito qualidade é essencial para apoiar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Sendo assim, na hora de escolher o modelo ideal de cadeira, vale a pena atentar-se para a procedência, garantia do fabricante e construção do produto. Imagine contar com um item cuja espuma não segue padrões de qualidade aceitáveis.

Nesse cenário hipotético, o equipamento pode acabar perdendo suas propriedades, deixando, portanto, de atender as demandas e necessidades do usuário. Sendo assim, o ideal é analisar a qualidade e, se possível, experimentar a cadeira, testando todas as suas funcionalidades — até porque o conforto é bastante subjetivo, podendo variar de pessoa para pessoa.

Dimensões do equipamento

Além das regulagens e da qualidade do produto, outra característica essencial de uma cadeira ergonômica é sua dimensão. Isso porque esse tipo de produto deve oferecer uma largura e profundidade adequadas para garantir maior conforto aos usuários.

É importante também que o suporte para as costas e os braços apoie a coluna integralmente, gerando menor impacto possível sobre a coluna, a fim de manter os usuários sempre em uma boa postura.

Os demais pontos que também demandam atenção em relação às dimensões do equipamento são:

  • Possibilidade de ajuste do encosto da cadeira, seja para frente ou para trás;
  • Diferentes níveis e ajuste do apoio para os braços, quando houver;
  • Deslizamento adequado dos rodízios, independentemente do tipo de piso, etc.

Considerações importantes sobre cadeiras ergonômicas

Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, nem sempre uma mesma cadeira atenderá eficientemente qualquer indivíduo, especialmente quando considerado as necessidades individuais de cada usuário.

Basta lembrar que cada pessoa possui um biotipo diferente, incluindo peso e altura distintos. Por isso, é necessário ajustar os assentos, de modo que a altura e a inclinação dos encostos apoiem confortavelmente aqueles que estiverem utilizando o equipamento.

Além disso, deve-se levar em consideração também o tipo de atividade executada, uma vez que há um tipo de cadeira específica para cada caso. Trabalhadores do setor industrial, por exemplo, necessitam de uma cadeira que se difere daquelas utilizadas em recepções e escritórios. Não é mesmo?!

Concluindo, as cadeiras ergonômicas são equipamentos extremamente úteis à rotina de trabalho de pessoas que precisam se manter sentadas por muito tempo. Por meio delas, pode-se garantir que as atribuições de cada trabalhador sejam executadas da melhor forma, sem mencionar que isso também poderá melhorar a produtividade dos colaboradores.

Portanto, investir em uma mobília corporativa adequada é um cuidado muito importante, tanto para a saúde dos colaboradores, quanto para o desempenho organizacional — já que além do aumento da produtividade, reduz-se também as taxas de absenteísmo, turnover e atestados médicos.

E então, leitor. O que achou deste conteúdo? Quer aprender mais sobre a influência da ergonomia na produtividade? Então, continue acompanhando nosso blog.

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.