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Home office: 5 dicas para criar um escritório em casa

Home office é um formato de trabalho remoto que se consolidou de forma bastante massiva nos últimos meses, tornando-se, atualmente, uma realidade de muitas empresas tanto no Brasil quanto em outros países. Por meio dessa modalidade de trabalho à distância, se pode oferecer maior conforto e autonomia aos colaboradores, além de gerar economia em relação ao tempo e os recursos necessários ao desenvolvimento da atividade empresarial.

Home office é um formato de trabalho remoto que se consolidou de forma bastante massiva nos últimos meses, tornando-se, atualmente, uma realidade de muitas empresas tanto no Brasil quanto em outros países. Por meio dessa modalidade de trabalho à distância, se pode oferecer maior conforto e autonomia aos colaboradores, além de gerar economia em relação ao tempo e os recursos necessários ao desenvolvimento da atividade empresarial.

Por outro lado, ainda hoje existem inúmeros desafios que devem ser superados, sobretudo em relação a criação de um escritório em casa, já que este é um segmento novo e, portanto, deve-se adaptá-lo para não gerar interferência na produtividade e bem-estar dos trabalhadores. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas práticas que irão ajudá-lo a garantir a produtividade no trabalho, sem abrir mão do conforto e funcionalidade. Acompanhe!

1. Escolha o espaço ideal

O primeiro passo para trabalhar no conforto de casa é compreender que grandes espaços são dispensáveis nesse modelo de atuação — até porque super áreas podem estimular distrações, tornando mais complexo a conciliação entre trabalho e casa. Nesse sentido, o ideal é de fato separar os ambientes em que será inserido o escritório, investindo principalmente em uma mesa e cadeira confortável para trabalhar.

Em relação ao espaço propriamente dito, dê preferência àqueles que são mais isolados do fluxo de pessoas, de modo a ter maior privacidade, evitando situações de interrupção durante o expediente. Nesse contexto, é importante deixar claro também para todos em casa de que você está trabalhando e qualquer tipo de pausa deve estar condicionada apenas a assuntos urgentes.

2. Mesas e cadeiras

A escolha de uma mobília adequada é muito importante, sobretudo se o espaço disponível é bem compacto. Sendo assim, para montar um home office em um apartamento, por exemplo, deve-se definir com cuidado as mesas e cadeiras, já que além de trazer maior conforto para a execução das atribuições, pode-se ampliar a área, trazendo mais comodidades e tranquilidade para trabalhar.

Nesse sentido, lembre-se sempre de verificar o tamanho da peça em relação ao espaço disponível. A altura ideal de uma mesa ergonômica, por exemplo, deve variar entre 70 cm e, no máximo, 75 cm de altura. Assim, pode-se garantir a posição adequada durante o expediente. Ademais, escolha mesas e cadeiras confortáveis e que se encaixam bem com a sua rotina de trabalho.

3. Boa iluminação

Um ambiente de trabalho bem iluminado é essencial para a produtividade no trabalho em casa. Sendo assim, a realização das tarefas com excelência passa diretamente pelo investimento em um projeto de iluminação adequado ao seu espaço. Isso porque a luz pode trazer maior conforto visual, o que minimiza o comprometimento do rendimento na execução das tarefas diárias.

Vale lembrar que os olhos humanos são dotados de capacidade natural de adaptarem-se às condições da luz ambiente. Sendo assim, sempre que possível, prefira ambientes que permitam a entrada de iluminação natural através das janelas, já que é possível formar assim um ambiente mais agradável e produtivo. Outra ideia é dispor algumas luminárias para complementar a entrada de luz, sobretudo em espaços fechados.

4. Espaço de moradia e trabalho


Como já destacamos, o home office é repleto de desafios que precisam ser superados dia após dia. Dentre eles, delimitar o espaço de moradia e trabalho é, sem dúvidas, uma tarefa de extrema importância. Nos dias atuais, mais de 7 milhões de trabalhadores estão inseridos em uma rotina completamente diferente, já que essa tornou-se a única alternativa, devido à pandemia de saúde pública provocada pela Covid-19.

Para conviver com essa nova realidade, deve-se dividir muito bem os espaços de trabalho para que a rotina doméstica não comprometa o seu trabalho. Mas, isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que é preciso dedicação e muito comprometimento para realizar atividades profissionais em casa. Caso sua atuação demande a visita de clientes, o ideal é estabelecer o home office próximo da entrada — quando não for possível dedicar um espaço em uma área separada.

5. Respeite os horários no home office

Mesmo fora do ambiente de trabalho profissional e sem a supervisão constante dos chefes, é muito importante que os trabalhadores em regime de home office se atentem para os horários de trabalho. Apesar de essa atividade não estar diretamente associada a uma escala, manter um horário de início, término e intervalos para almoço, por exemplo, bem como as demais pausas, pode contribuir para uma melhor organização mental, interferindo positivamente na produtividade dos empregados.


Nesse contexto, delimite uma rotina padronizada para seguir o expediente de trabalho. Assim, além dos benefícios já citados, pode-se administrar melhor e ter maior controle sobre sua rotina doméstica e social, afinal, não se pode esquecer de compromissos com amigos e familiares.


O que achou das nossas dicas? Ao seguir esses passos simples, fatalmente a sua casa estará mais bem preparada para receber um escritório produtivo, confortável e aconchegante. Portanto, se precisa de ajuda para escolher os móveis, entre em contato conosco e descubra como o Senador Office pode ajudá-lo a garantir o máximo de conforto!

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