NOTÍCIA

Espaços colaborativos: Móveis que promovem a interação e a criatividade no escritório

Espaços colaborativos: o que são e como funcionam

Como o próprio nome indica, os espaços colaborativos são aqueles em que diversos profissionais que podem ou não ser da mesma empresa, se reúnem para trabalhar e trocar experiências.
Esses espaços também são conhecidos como espaços de coworking, ou mesmo escritórios flexíveis, por proporcionarem um local que pode ser compartilhado por diversas pessoas com tarefas, cargos ou mesmo empresas diferentes.
Esta prática tem se tornado uma tendência no mercado devido, principalmente, às novas práticas de trabalho e também por terem custos bem menores do que os dos escritórios tradicionais.

 

Como criar um espaço colaborativo

Criar um espaço colaborativo é mais simples do que parece, para isso basta seguir alguns pontos importantes que podem ajudar a nortear as reais necessidades do espaço e investir em itens e móveis que possam trazer conforto e dinamismo. Confira a seguir algumas dicas.

 

Invista em móveis que proporcionem essa dinâmica colaborativa

A ideia do espaço colaborativo é, precisamente, disponibilizar um espaço que possa proporcionar trocas entre os profissionais e ajudar a aumentar a criatividade. Além disso, este é um local em que se trabalham as relações interpessoais, ou seja, o famoso networking.
Sendo assim, os móveis devem estimular essas trocas e facilitar esses compartilhamentos. Existem alguns móveis que são essenciais para esse processo, como é o caso das estações ou plataformas de trabalho.

Atenção a iluminação e decoração

Nada pode trazer mais distração do que uma decoração ou iluminação que não se harmonizam com o espaço. Os espaços colaborativos são definidos pelo uso de várias pessoas com um propósito em comum: o trabalho. Desta forma, é importante que o espaço seja acolhedor e confortável.
As cores das paredes, por exemplo, devem estimular a concentração e evitar que o profissional se perca em muitos detalhes, portanto, cores mais sóbrias podem ajudar nessa construção de ambiente.

Tranquilidade e descontração

Uma vez que os espaços colaborativos são utilizados para criar relações de trabalho e conexões profissionais, é importante que exista descontração e tranquilidade. O uso de puffs, poltronas e almofadas são alguns dos exemplos de itens para compor o espaço.
Estações e plataformas de trabalho também são formas de permitir que os profissionais mantenham trocas entre si e que disponham da melhor forma do seu tempo para criar conexões e relações.

Tipos de móveis para espaços colaborativos

Inserir os melhores móveis para espaços colaborativos demanda alguma análise do próprio espaço e também do perfil dos profissionais. Um bom local de trabalho requer conforto, segurança e ergonomia, portanto, esses elementos devem estar sempre em evidência.
Móveis que possam proporcionar conversas e trocas entre os profissionais, assim como trazer descontração e tranquilidade também devem ser pensados, afinal, os trabalhos têm ocupado horários diferentes e rotinas diversas.

Plataformas de trabalhos

As plataformas de trabalhos são mesas grandes que podem ser utilizadas por diversos colaboradores ao mesmo tempo. São espaçosas e bonitas, com um design novo e moderno e proporcionam trocas e networking.
A disposição das cadeiras vai depender do modelo da plataforma escolhida, portanto, existem aquelas em que se trabalha lado a lado, e outras que os usuários sentam-se um de frente para o outro.

Estações de trabalho

Por sua vez, as estações de trabalho também investem na proximidade dos profissionais, no entanto, cada um fica em seu próprio espaço com direito a divisórias que podem ser mais ou menos pronunciadas.
Para escolher entre a plataforma e a estação de trabalho, é importante analisar o uso do espaço e como é a dinâmica do espaço. Além disso, verificar o tipo de trabalho desenvolvido também é importante.

Cadeiras ergonômicas

As cadeiras são elementos essenciais para o conforto e para que a rotina de trabalho seja bem desempenhada. A boa postura, assim como um lugar em que o corpo possa ficar devidamente confortável é muito importante na construção dos espaços colaborativos.
Investir em cadeiras que sejam ergonômicas e que tenham passado por testes e por regulamentações é uma forma de assegurar que os colaboradores estejam saudáveis e possam desempenhar suas funções da melhor maneira.

A criação de espaços colaborativos nos escritórios são uma tendência em forte crescimento, muitas vezes impulsionada pela necessidade de interação e criatividade no ambiente de trabalho. Esses espaços oferecem aos profissionais um ambiente diferente, onde é possível trocar experiências, desenvolver networking, além de trazer outras possibilidades.

Porém, como vimos, criar um espaço colaborativo que seja eficiente requer alguns cuidados importantes, dos quais destaca-se investir em móveis dinâmicos, como plataformas de trabalho e estações de trabalho, além de cadeiras ergonômicas. Tudo isso é indispensável para promover um ambiente de trabalho mais estimulante, propício à criatividade e a melhorar a produtividade.

A boa notícia é que a Senador Office tem uma ampla variedade de móveis e soluções para espaços colaborativos. Então, se você quer construir um ambiente de trabalho inspirador e mais funcional em sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo!

 

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.